“Brasil: o Samba que Dá!”: Associação Orquestrando Arte apresenta espetáculo gratuito na UFSM

Bernardo Abbad

“Brasil: o Samba que Dá!”: Associação Orquestrando Arte apresenta espetáculo gratuito na UFSM
85 alunos das oficinas da Associação Orquestrando Arte se prepararam ao longo de um ano para “Brasil, o Samba que Dá!”, espetáculo que promete uma viagem pelo Brasil por meio da música. Fotos: Divulgação

Uma viagem por todas as regiões do Brasil por meio da música, das cores e dos afetos. Essa é a premissa de “Brasil, o Samba que Dá!“, espetáculo que será apresentado pela Associação Orquestrando Arte no dia 6 de abril, às 20h, no Centro de Convenções da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Ainda há ingressos gratuitos disponíveis, que devem ser retirados na sede da Associação, no 4º andar do prédio da Antiga Reitoria, na Rua Floriano Peixoto.O espetáculo é o produto final do projeto de mesmo nome, que foi aprovado para receber financiamento da Lei de Incentivo à Cultura do Estado e conta com a parceria e patrocínio da Podal Distribuidora e da Calçados Beira Rio. “Brasil, o Samba que Dá!” vai reunir todas as oficinas da Orquestrando Arte no palco, em um enredo criado pelos próprios alunos, sob orientação da professora de teatro.Na história, Nelsa recebe os netos (e suas tecnologias) para passarem a noite, mas um temporal faz com que a luz acabe, deixando as crianças sem internet. Para elas, uma tristeza. Para Nelsa, uma oportunidade. Ela pega sua caixinha de lembranças e seu rádio à pilha e decide contar para a criançada a história de quando ela viajou o Brasil inteiro, conhecendo muitos lugares e, o melhor de tudo, a música de cada um deles.

Conforme Milena Colognese, professora de dança e coordenadora artística da Orquestrando Arte, tudo isso é contado através de 85 pessoas que compõem o elenco, com canções de várias gerações da música brasileira, desde Villa-Lobos até Emicida:– Dança, teatro, orquestra e canto coral se unem nesta apresentação. O espetáculo é feito com muitas mãos, desde a costura dos figurinos, da criação do cenário, tudo teve participação dos voluntários, familiares, educadores e alunos.Milena conta que o processo criativo durou cerca de um ano e o resultado desse mergulho na cultura brasileira poderá ser conferido na noite do dia 6 de abril:– Com certeza o público pode esperar muita diversão, reflexão e uma grande integração das artes e afetos que nos envolvem. Estimamos um público de mil e duzentas pessoas para esta estreia.

O PROJETO

A Associação Orquestrando Arte é uma instituição beneficente, sem fins lucrativos, fundada em 2014, que visa o desenvolvimento de crianças e adolescentes e da cultura de Santa Maria. Ela mantém o programa “Orquestrando Arte – Incubadora Sociocultural”, onde oferece, gratuitamente, oficinas de música, canto coral, orquestra, teatro e dança, além de formação humana e apoio pedagógico. Atualmente, mais de cem pessoas a partir dos 6 anos de idade são atendidas pelo programa continuamente.Uma das principais parceiras do projeto é a UFSM, que disponibiliza salas no prédio da Antiga Reitoria para que as atividades sejam desenvolvidas.– Além disso, contamos com a colaboração de empresas privadas e cerca de 50 voluntários que doam seu tempo e investem energia para que o trabalho seja realizado – reforça Milena.A coordenadora conta que a Orquestrando Arte já tem outros projetos em andamento, um aprovado pela Lei Roaunet, em captação, e a previsão de estrear o próximo espetáculo em 2024.

Agende-se

O quê – Espetáculo “Brasil, o Samba que Dá!” da Orquestrando Arte

Quando – 6 de abril, às 20h

Onde – Centro de Convenções da UFSM, no campus, em Camobi

Quanto – De graça

Ingressos – Devem ser retirados na sede da Associação, no 4º andar do prédio da Antiga Reitoria, na Rua Floriano Peixoto, 1.184, Centro

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ministério da Saúde amplia público da vacina bivalente contra Covid-19 Anterior

Ministério da Saúde amplia público da vacina bivalente contra Covid-19

Polícia Federal recupera equipamento furtado na Universidade Federal de Santa Maria Próximo

Polícia Federal recupera equipamento furtado na Universidade Federal de Santa Maria

Geral